sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Palavras ao Vento (Síndrome de Carência Social)


Tempos atrás estive avaliando a necessidade que alguns têm de aceitação no meio em que vive. A preocupação em socializar-se com foco em estar em evidência, muitas vezes acaba sobressaindo da vivência simples de cada momento importante da nossa vida. Venho acompanhando este sentimento de insegurança a séculos.

A necessidade de inventar uma imagem inversa da própria personalidade acaba, caso não tratado, se transformando em vício aonde a cada passo passa por um crivo mecânico de aceitação valendo as opiniões do meio donde o doente convive.

Nos encontros com o coletivo social, na vida pessoal ou familiar, apenas se torna interessante quando julga destaque ou atenção suficiente para preencher os buracos de carência. E sem perceber estes passam a ser os únicos momentos de alegria.


Busca constantemente a opinião e aceitação dos outros. E se algo “sair errado” ou se entender que alguma pessoa ou algum grupo que avalia importante não lhe der atenção, ou pior, criticar suas atitudes ou palavras, o infeliz cai no poço do desespero até que a situação imaginária se reverta.

Age tentando ocultar pessoas e opiniões que julga denigrir suas palavras ou que vão contra seus ideais. Em casos extremos chega ao ponto de gerar calúnias ou o que for necessário para alcançar seus objetivos.

Infelizmente esta doença passa por despercebido por muitos psicólogos, pais e amigos. No entanto continua afetando muitos da sociedade atual.

Esta necessidade de aceitação vai desde trabalhos sociais, agremiações, grupos de encontros, na escola, com a família, amigos e até mesmo nas religiões.

A negação dessa síndrome é o primeiro passo para avaliarmos se estamos dando o foco em nossos sentimentos, em nossos ideais, em nossa vida ou nos outros. Reflita!

Qual tratamento? Seja você!

Reavalie se você está sendo você mesmo. Reavalie seus sentimentos reais. Reavalie suas crenças. Reavalie o que é importante para você nesta vida. 

Reavalie seus objetivos e não baseie sua felicidade apenas quando alcançá-los. Seja feliz hoje durante a luta!

Invista o seu tempo para viver com intensidade cada momento da sua vida.

Trate suas inclinações, seus defeitos, suas ausências e seus erros. Se perdoando em primeiro lugar.

Amanhã tudo muda, a vida, as pessoas, tudo e principalmente você. Aproveite quem está com você, converse, aprenda, ensine, abrace, perdoe ou peça perdão.

Use as oportunidades tecnológicas do presente para facilitar a comunicação e não se tornar escravo delas.

Viva a vida, viva a sua vida, viva o seu Deus! Seja autêntico e verdadeiro com você. 

Espírito protetor Sombra Negra (psicografado em 10/01/2017) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário