sábado, 21 de janeiro de 2017

Oxóssi - O Conhecimento

Os orixás estão ligados aos seres através do mental de cada espirito irradiando sentimentos divinos e influenciando a nossa vida o tempo todo.

Oxóssi é a emanação divina que atua no desenvolvimento do raciocínio de todos os seres do planeta. 

A figura representada como caçador manifesta o movimento pela busca pelo “conhecimento puro”, despertando a vontade de estudar (entendimento das ciências da vida), vontade de trabalhar (por em prática estudo, se desenvolver e trazer o alimento para a sobrevivência) e por fim a "sabedoria" provinda pela vivencia dos sentimentos contidos na vibração deste planeta.


Na umbanda Oxóssi é o patrono na hierarquia da linha dos Caboclos, manifestando entidades de extrema evolução, mentores e doutrinadores que nos atendimentos fraternais orientam e impulsionam os assistidos na busca do conhecimento próprio, fortalecimento das virtudes e auxiliando nos campos do trabalho, estudo e o despertar para o progresso.

Deus dos caçadores, irmão de Ogum e Exu filho de Iemanjá. Sincretizado na Bahia como São Jorge, no Rio de Janeiro como São Sebastião e em Cuba como São Norberto. Na África o culto de Oxóssi encontra-se quase extinto mas bastante difundido no Brasil e Cuba. Chegam a dizer que ele foi o reio do Keto, o que explica pois o país foi completamente destruído e saqueado pelo rei Daomé no século passado, e seus habitantes foram vendidos como escravos.

Arquétipo (filhos de Oxóssi)

Pessoas espertas, rápidas, sempre alerta e em movimento. São pessoas cheias de iniciativa e sempre em vias de novas descobertas ou de novas atividades. Tem senso da responsabilidade e dos cuidados para com a família. São generosas, hospitaleiras e amigas da ordem, mas gostam muito de mudar de residência e achar novos meios de existência em detrimento, algumas vezes, de uma vida domestica harmoniosa e calma.

Sincretismo na Umbanda: São Sebastião (São Jorge em algumas regiões)
Saudação: Okê Arô (salve o rei ou salve o que fala mais alto)
Elemento: Matas
Metal: Cobre
Planeta regente: Vênus
Dia da semana: Sexta-feira
Cor representativa: Verde (azul em algumas regiões)
Cor da vela: Verde (azul em algumas regiões)
Pontos de força: Floresta.
Simbolismo: Ofá (arco) e damatá (flecha)

Entidades: Símbolos e referencias encontradas nas “matas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário